sexta-feira, 6 de maio de 2011


Algumas situações nos causa constrangimento é uma espécie de embaraço que chega a ser cômico. Uma dessas situações que nos causa esse sentimento é a solidão, às vezes estar sozinha consigo mesmo é constrangedor, pois nos mostra quem somos de verdade. Colocamos máscaras que muitas vezes representam o que não somos é fuga para não encaramos nossos medos e anseios, às vezes representar se torna mais fácil para vivermos em sociedade e nos tornar o que esperam que sejamos.
A solidão e o silêncio nos assustam porque é neles que pensamos sobre a vida, nos questionamos sobre infinitas possibilidades, deixamos as máscaras de lado e nos encaramos nús e crús, é uma sensação estranha e ao mesmo tempo encantadora que nos dá a possibilidade de buscar no interior o que realmente somos. Para alguns a hipótese de ficar sozinho já causa fobia, essa aversão é nada mais que medo de encarar quem realmente somos.
Confesso que desde pequena a solidão nunca me assustou pelo contrario e nela que me encontro e reorganizo minhas ideias, que por sinal são muitas, sempre fico perdida do meio de tantos porquês, onde e quando, sou questionadora e não aceito verdades que me falam logo de cara necessito de um tempo para digeri-las e julgar se concordo ou não e é ai que o silêncio e a solidão são meus amigos.
Quantas vezes sentimos um vazio que não tem explicação, uma falta de algo que nem ao menos sabe o que é nada nos completa e esses embaraços não são coisas apenas de adolescentes que não sabem o que querem e estão procurando motivos para se revoltarem, não há idade para se sentir perdido sem saber o que falta e o que nos completa, qualquer pessoa está sujeita as incertezas e sentimentos de impotência. Quando nos conhecemos, sabemos o que nos trás felicidade e os altos e baixos da vida são facilmente superados e logo preenchemos o vazio e a falta com coisas que nos dão prazer, mas para preencher primeiramente é necessário nos ‘’encontra’’ entrar em sintonia corpo-mente-espirito e a solidão e o silêncio nos dá essa oportunidade de exercitar a introspecção, isto é, de realizar uma auto-observação e relatório dos próprios pensamentos, desejos e sensações conscientes.
Depois de citar diversos prós sobre a solidão você ainda acredita que a solidão é algo tão ruim quanto se pensava? Antes estar sozinha(o) com você mesma(o)  do que se sentir sozinho no meio de uma multidão, essa sim é a solidão que mata e dilacera o coração. Nada é tão ruim quanto se parece a chave para solucionar os problemas é enxergar os dois lados, comtemplar tudo através de novos ângulos.

Um comentário:

  1. Eu costumava ser muito introspectiva...
    Não no mal sentido, no bom, só de olhar pra dentro mesmo...
    Mas ultimamente eu não tenho tido tempo...
    Nem de ficar sozinha, nem de olhar pra dentro.
    Pra onde eu olho, vejo gente... apesar q isso nunca me impedia. Eu conseguia ficar sozinha numa multidão, mas isso não é tão ruim, era só quando eu queria.
    Eu costumava pensar na vida antes de dormir, mas ultimamente tenho tanta coisa pra pensar, e tão pouco tempo, e tão pouco sono.. que me abstive.
    Mas eu ainda tenho uma solução: Fones de ouvido.
    Eu ponho uma música e me isolo do mundo. E consigo dosar exatamente o nível de música, pra que seja só um plano de fundo dos meus pensamentos. É bom. É necessário.

    ResponderExcluir